Como estudar inglês sozinho?
- Blossom English
- 20 de set. de 2022
- 3 min de leitura
A forma mais eficaz de aprender um novo idioma é estar em contato constante com a língua. Se esse contato for diário, melhor ainda. No entanto, estudar por vezes se mostra um desafio, como começar ou manter o hábito são questões frequentes, mas com algumas dicas simples você pode alcançar o tão sonhado objetivo de falar inglês.
Aqui vão algumas dicas para você alcançar o inglês fluente:
1- Estabelecer um horário para estudar inglês:
Um bom começo é você encontrar um horário na sua rotina que te permita se dedicar aos estudos. Por isso, é importante que você tenha um objetivo realista, para que você não se frustre. Se você acha difícil permanecer concentrado por um longo período, ou não tem uma janela de horário grande, separar 15 minutos pode ser o suficiente para começar o novo hábito de estudar inglês sozinho. Escolha um dia para começar e se planeje. Se você planejou se dedicar 15 minutos, tenha em mente que esse tempo é apenas para estudar.
2- Traçar objetivos para estudar inglês:
É importante saber quais são seus objetivos e entender como alcançá-los. Nesse caso, você pode criar uma lista de situações em que seriam importantes pra você conseguir se comunicar em inglês e tentar formular frases para te ajudar nesses momentos, por exemplo. Por que você quer aprender a língua? Pode ser inglês para trabalho, inglês para viagem, ou outras ocasiões. Tente consumir materiais que tenham o vocabulário específico que você precisa.
3 - Aumentar o tempo de estudo de inglês:
Se você já consegue estudar 15 minutos diariamente, você pode escolher um dia para dedicar algum tempo a mais para se aprofundar em algum ponto que você tenha dificuldade. Uma técnica que você pode tentar é a do pomodoro, que consiste basicamente em estudar durante um período de tempo, descansar, e voltar a estudar. O mais comum é 25x5, ou seja, uma sessão de 25 minutos de estudo para 5 minutos de descanso, ao completar quatro ciclos você descansa por 30 minutos e pode repetir, se necessário.
Além disso, existem muitos vídeos na internet que fazem esse trabalho por você; são os chamados study with me (estude comigo), muitos dos criadores usam essa técnica de pausas, alguns tem músicas, ou ruídos que ajudam na concentração.
4 - Aprender inglês de forma divertida:
Como dissemos no começo, é bom que você tenha contato com a língua inglesa mesmo que não seja estudando, o legal de você aprender um idioma é que você pode aprender se divertindo, seja assistindo um filme, uma série, ou um vídeo que você pode assistir com legendas tanto em português como em inglês, mas também você pode jogar videogames ou ler um livro.
E sabe aquela sua série ou filme do coração que você sempre pensa em rever? Esse pode ser um bom momento! Você já conhece o contexto e a história, então pode ser muito mais fácil compreender o que está sendo dito, além disso. O recurso audiovisual é muito interessante, pois o contexto ajuda muito no entendimento, se você já está mais familiarizado com o inglês ou quer melhorar sua escuta, você pode assistir sem legendas. Lembre-se que é mais fácil você aprender com algum assunto que já esteja familiarizado!
5- Estudar inglês com música
Outra forma divertida de aprender inglês é escutando e cantando músicas no idioma e de quebra você ainda pode entender o que diz suas músicas preferidas. O aplicativo Lyrics Training é útil para estudar dessa forma. Nele você preenche lacunas nas letras das músicas enquanto elas tocam. Depois, você pode pesquisar a tradução da música para compreender o que teve dificuldade.
6 - Buscar ajuda de professores de inglês:
Ter aulas podem te ajudar a manter uma rotina de estudos. Com a Blossom English, você conta com a ajuda de um professor para realizar atividades pensando nas suas especificidades e no seu nível de inglês. A ajuda profissional vai te ajudar com aquelas dúvidas que você não conseguiu resolver sozinho. Fale conosco para mais informações.
Entre em contato com a nossa equipe e consulte os planos e possibilidades.
Comments